Crises econômicas estão quase sempre associadas a desânimo e a dificuldades. Mesmo com esse conturbado cenário, a consultoria acredita que as crises podem ser o estímulo que faltava para novas oportunidades e negócios.
“Em momentos difíceis, fazer mais do mesmo não adianta”, alerta Rui Rocha, diretor executivo da Partner Consulting do Brasil. Segundo ele, é necessária uma mudança de paradigma dentro da empresa. “É preciso sair da zona de conforto”, acrescenta.
Adapte suas estratégias
O desafio é grande. Durante a crise econômica, muitos gestores se atêm a sucessos anteriores e não conseguem adaptar suas estratégias empresariais à nova realidade. Eles se esquecem de que as empresas são entidades dinâmicas por natureza. Por isso, suas estratégias podem ser adaptadas de acordo com o momento de mercado.
“Oportunidades existem. É preciso identificá-las. Crise é uma chance de você mostrar o seu valor quando quase tudo à sua volta está perdendo valor”, escreveu recentemente o empresário Abílio Diniz, em artigo publicado na rede social Linkedin.
Mercado externo
Por isso, empresas que operam no mercado externo devem avaliar a desvalorização do real para investir na ampliação da capacidade produtiva, marketing externo e medidas que atenuem suas vendas.
Mercado interno
Por outro lado, empresas que trabalham com o mercado interno brasileiro devem ter cautela em relação à capacidade de produção e saber onde investir. É necessário analisar o mercado para saber onde alocar os recursos da empresa.
Avalie os processos internos
Além de estar sempre atento aos movimentos do mercado, e manter a cautela em relação aos investimentos, é importante que os processos internos das empresas passem por avaliações criteriosas, é necessário adaptar-se, o mercado exige mudança e velocidade.
Seja visionário
“Agora é a hora de ser visionário”, afirma Rui Rocha. “Aquele que enxerga além busca novas possibilidades de fazer coisas novas. Empresas, negócios e pessoas precisam sair desse paradigma. Trabalhar na mesma coisa, e da mesma forma, só vai nos levar ao mesmo lugar.”
Assista ao vídeo para conhecer, na íntegra, as dicas de Rui Rocha, diretor executivo da Partner Consulting do Brasil!
https://www.youtube.com/watch?v=v6klxu1x8cc;feature=youtu.be