Empresas são movidas por decisões e, em tempos de crises e com caminhos econômicos incertos, tomá-las exige visão e conhecimento redobrados. O que fazer? Para onde ir? É fundamental para qualquer organização ter um planejamento estratégico bem definido. Para o desenvolvimento de um planejamento eficaz, é feita uma análise do mercado de atuação e de todas as variantes. A partir disso, é possível explorar ao máximo as oportunidades de negócio.
O planejamento deve direcionar todas as decisões da empresa. A criação envolve análise do negócio, da visão, da missão e dos valores; análise swot; análise de cenários; direcionadores; e definição de estratégias. Não existem fórmulas prontas, as estratégias são definidas de acordo com o tipo de negócio e de quais problemas precisam ser resolvidos ou previstos.
A estratégia é considerada o elemento fundamental na formulação do plano e, com isso, objetiva a obtenção de uma vantagem competitiva. Sendo assim, a estratégia é representada por um conjunto de metas, finalidades, diretrizes e objetivos, para que a organização defina o que pretende ser.
O planejamento serve para que os responsáveis pela empresa possam analisar os indicadores passados, atuais e futuros, com base em dados reais e informações concretas. Serve também para orientar a equipe no que diz respeito às prioridades e às políticas da organização. É um mecanismo de coalisão dentre as áreas, para que elas possam atuar em sinergia com os objetivos da empresa.
Através do programa CORRIGINDO ROTAS, da Partner Consulting do Brasil, profissionais capacitados avaliam o negócio e desenvolvem um planejamento estratégico voltado para as especificidades de cada empresa.