A Governança Corporativa é um conjunto de práticas e instrumentos que trazem maior credibilidade à empresa perante o mercado e garantem longevidade para os negócios.
Essas práticas são imprescindíveis para qualquer empresa e não se restringem apenas às grandes organizações, instituições públicas ou de capital aberto. Sejam empresas em fase inicial ou já consolidadas, grandes ou pequenas, startups ou scale-ups, familiares ou não-familiares, todas se beneficiam com a implantação da Governança Corporativa.
A consultoria analisa os benefícios, riscos e custos para a implantação da governança e, então, atua no desenvolvimento de um conjunto de práticas, regras e instrumentos adequados ao perfil da sua empresa. Entre os aspectos considerados estão:
Uma boa Governança Corporativa é capaz de definir uma estrutura que assegure a perenidade dos negócios. Quando adequada, a estrutura de governança promove o aumento da confiança entre investidores e partes interessadas (stakeholders), traz agilidade e melhoria para os processos de decisão e uso eficiente do capital.
Ela deve contemplar papéis, responsabilidades e deveres claramente definidos, possibilitar uma comunicação rápida e transparente, fluxo de informações estruturado, prestação de contas, controle sobre os riscos, disciplina e autonomia para órgãos de governança dentro dos limites de alçadas.
Tudo isso de maneira prática e eficaz, sem modismos ou processos engessados e burocráticos. O objetivo é equipar sua empresa com práticas que promovam a governabilidade dos negócios, considerando as melhores práticas de mercado e o alinhamento com os objetivos estratégicos e nível de maturidade da gestão.