Em tempos de crise falar em crescimento pode parecer brincadeira, mas diante dos desafios que a maioria das empresas brasileiras vem enfrentando para sobreviver, adotar uma estratégia para superar esse momento é essencial. Como crescer em 2018?
Não há dúvida que uma das melhores iniciativas para o crescimento da sua empresa ou negócio é um planejamento estratégico estruturado de curto, médio e longo prazo. Somente com um norte alinhado para o futuro é possível dimensionar ações que propiciem o crescimento, sem este norte é arriscado e perigoso se lançar em ações de investimentos ou mesmo de reposicionamento dos negócios sem a clareza do que se espera com estas ações.
O Planejamento Estratégico aderente ao negócio, ou seja, que contemple as necessidades do mercado, bem como as expectativas dos acionistas indicará o que fazer e principalmente o que não fazer na condução dos negócios no próximo ano.
O sucesso desse planejamento está relacionado a maturidade estratégica dos executivos e profissionais da empresa, pois geralmente os processos de planejamento realizados somente pelos profissionais da empresa tendem a ter visões operacionais e pouco estratégicas, portanto com menor possibilidade de promover o crescimento dos negócios.
O recomendado é realizar o planejamento estratégico com a participação de profissionais que já estiveram expostos a experiência de rever negócios e que possuam visão aguçada no mercado, bem como profissionais que dominam práticas de gestão e visão sistêmica empresarial.
Por Rui Rocha