Confira como as parcerias com startups podem contribuir para o sucesso dos negócios e inovação a curto prazo
Trabalhar com potencial de inovação é quase sinônimo de aumentar a competitividade empresarial. Garantir processos inovadores pode parecer uma realidade distante para organizações que têm dificuldade em promover a inovação internamente, mas é aproveitando essa oportunidade que grandes empresas já estão fazendo acontecer e saindo na frente. O segredo? Parcerias com startups promissoras.
O que as startups podem fazer pelo seu negócio?
Muitas empresas apostam no incentivo à inovação lançando programas de apoio a empreendedores. Com essas iniciativas, as startups têm espaço para gerar novos projetos, processos e produtos. Além disso, podem contribuir definitivamente em prol da agilidade e criatividade da organização, através de parcerias estratégicas.
Por que vale à pena investir em startups?
Além do investimento trazer como benefício uma irrigação empresarial com novas ideias, as parcerias com startups também são uma solução para empresas que cresceram muito e precisam diversificar negócios. Outra vantagem é que soluções inovadoras podem agregar diferenciais aos produtos, melhorar a experiência dos clientes, ajudar equipes a criarem novos processos e até mesmo a descobrirem novos nichos.
Como escolher o melhor parceiro para os negócios?
Para ser assertivo na escolha, recomenda-se que a área de atuação da startup já seja de conhecimento da empresa e que o foco do trabalho seja na resolução de problemas do presente ou em melhorias do que já está sendo feito. A liderança deve considerar o desenvolvimento da ideia, o potencial de mercado, participar da discussão da aplicação da solução para as necessidades da empresa e entender seu impacto. A capacidade de entrega da equipe, maturidade e perfil também devem ser levados em conta.
Startups no Brasil
Com oferta em alta no Brasil, em 2015 houve crescimento de 25% no números de cadastrados na ABStartups (Associação Brasileira de Startups). Mais de 4.100 jovens empresas brasileiras estão contabilizadas nesse banco de dados, com maior ênfase nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. A estimativa da instituição é que até 2035 as startups representem 5% do PIB do país.
Quer saber como podemos ajudar na identificação da melhor parceria e no gerenciamento dos negócios? Entre em contato com a nossa equipe!
Fontes: Exame, Estadão.