A gestão de empresas familiares apresenta desafios únicos. De acordo com a Pesquisa de Empresas Familiares 2023 da PwC, empresas que demonstram maior confiança no mercado tendem a ter um desempenho financeiro superior. No Brasil, as empresas familiares são responsáveis por 75% da mão de obra do país, desempenhando um papel importante em diversos setores da economia. De alguma forma, todos nós já tivemos contato com as dinâmicas envolvidas na administração de negócios familiares.
Então, como as empresas familiares podem construir e manter confiança no mercado? Aqui estão quatro pontos-chave:
1. Separar aspectos pessoais dos profissionais na gestão
A administração de empresas familiares envolve muitas expectativas e vínculos emocionais. Por isso, é fundamental evitar uma sobreposição de papéis e a centralização de poder por parte dos tomadores de decisão. Manter um comportamento profissional e separar aspectos pessoais dos profissionais demonstra maturidade a nível de gestão e seriedade.
2. Estruturar a resolução de conflitos familiares
É inevitável que conflitos ocorram ao longo do tempo, sendo um aspecto esperado em empresas familiares. Institucionalizar a resolução desses impasses por meio da criação de conselhos de família ou conselhos administrativos direciona definições mais imparciais, objetivas e estratégicas.
3. Planejamento Sucessório
O planejamento sucessório estruturado de maneira sólida, clara e bem definida garante estabilidade para que a empresa continue operando sem interrupções significativas no momento de transição. Ele também assegura a preservação do legado de um negócio, mantendo valores e cultura da empresa ao longo das gerações e gerando confiança entre stakeholders.
4. Transparência e Governança Corporativa
Se mostrar de forma transparente e organizada no mercado, transmitindo políticas de Governança Corporativa consistente aumenta a atratividade de uma empresa para investidores e credores. Focar em políticas de ESG (ambiental, social e governança) demonstra a atenção de uma família às demandas da sociedade contemporânea.
Transformando desafios em ferramentas para o sucesso
Ao priorizar esses quatro aspectos, as empresas familiares podem transformar desafios em ferramentas para o sucesso. Seguir boas práticas de governança, sucessão e gestão profissionalizada permite construir e consolidar a confiança no mercado, garantindo a longevidade do negócio. O equilíbrio entre a manutenção das tradições que trouxeram a empresa até aqui e a adaptação às exigências contemporâneas é o segredo para perpetuar o sucesso de uma empresa familiar.
Pronto para levar a gestão da sua empresa familiar ao próximo nível? Na Partner Consulting, oferecemos consultoria especializada para ajudar sua empresa a implementar as melhores práticas de governança, sucessão e gestão. Entre em contato conosco para descobrir como podemos ajudar a sua empresa.