Partner Consulting | Soluções Únicas | Gestão Estratégica | Governança

Como a governança ajudou no crescimento sustentável do Grupo Mabu

A governança corporativa é um tema complexo e em constante evolução. As empresas que desejam se destacar no mercado precisam estar atentas às melhores práticas e buscar implementar medidas que garantam a boa gestão e o controle da organização.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), cerca de 70% das empresas nacionais implementam essas diretrizes em suas culturas organizacionais, o que, segundo a PwC, leva a um melhor desempenho financeiro.

Grupo Mabu, de Curitiba (PR), começou com o processo de governança em 2010, estabelecendo uma gestão profissional em uma empresa familiar. No período de 2011 a 2023, o patrimônio do conglomerado cresceu 500%. Hoje, além dos hotéis, o grupo investe em outros setores, como parque temático, energia e agronegócio.

Economia SC Drops conversou com Rui Rocha, presidente do Conselho de Administração do Grupo Mabu, para saber mais desse processo e quais os próximos planos para a rede. Confira abaixo:

Como foi o processo de transição da gestão familiar para uma estrutura corporativa no Grupo Mabu, e quais foram os principais desafios enfrentados durante esse período?

Rui: A família empresária do Grupo Mabu, buscou em 2010 uma consultoria para estruturar o modelo de governança, que tinha como objetivo profissionalizar a gestão e garantir o crescimento sustentado dos negócios. Na verdade, o processo de governança é uma jornada de médio e longo prazo. Os principais desafios foram: fazer a transição dos membros da família que estão na gestão para integrarem o conselho de administração, esta fase é difícil para o acionista que precisa entregar a gestão dos processos para profissionais de mercado. Outro desafio foi encontrar profissionais de mercado para assumir as posições de CEO e diretores, pois esta seleção tem que ser muito bem realizada e dependendo dos profissionais contratados pode comprometer o sucesso da governança.

Qual foi o papel da governança corporativa na transformação e no crescimento do Grupo Mabu nos últimos anos?

Rui: A implantação da governança no grupo Mabu viabilizou o crescimento dos negócios, pois com a profissionalização da gestão e a adoção de estratégias, bem como aporte de investimentos o grupo cresceu muito acima do mercado.

Como a implementação do Conselho de Administração contribuiu para o desenvolvimento estratégico da empresa?

Rui: Com a implantação do conselho de Administração, o processo de tomada de decisão tornou-se mais objetivo e focado nas estratégias do negócio, o Conselho trouxe reflexões importantes para o crescimento do grupo, além de cobrar de forma prática os  executivos em relação ao desempenho dos negócios.

Quais são os planos de investimento e expansão do Grupo Mabu para os próximos anos, e como a governança corporativa apoia esses planos?

Rui: Como ressaltei anteriormente, todos os investimentos são demandados pelo planejamento estratégico, ou seja, temos planos audaciosos de crescimento e, portanto, um nível de investimento alto para que o grupo continue a crescer seus negócios.

Como conciliar a tradição e o legado familiar com a busca inovação e crescimento no mercado atual?

Rui: Sem dúvida, estamos falando de um grupo muito empreendedor que tem um legado de inovação e um apetite  por novos negócios. Isto é ótimo porque desafia a todos os executivos a explorar as oportunidades de mercado. Sabemos que não é fácil ser empresário no Brasil, mas com certeza o grupo Mabu rompe com todas as dificuldades e consegue obter desempenho extraordinário no mercado em que atua.

 

Entrevista original publicada em: https://economiasc.com/2024/02/28/como-a-governanca-ajudou-no-crescimento-sustentavel-do-grupo-mabu/

Compartilhe este artigo
TAGS:

Soluções Relacionadas

Conselho de
Família e Conselho
de Herdeiros

Saiba mais 

Conselho de
Administração e
Consultivo

Saiba mais 

Profissionalização
de Empresas
Familiares

Saiba mais 

Proteção
Patrimonial

Saiba mais 

Estruturação de
Family Office

Saiba mais 

Planejamento
Societário

Saiba mais 

Implantação das Práticas de Governança

Saiba mais 

Plano de
Sucessão

Saiba mais 

Implementação de
Compliance

Saiba mais 

Diagnóstico de Governança Corporativa

Saiba mais 
Dê o primeiro passo para uma
parceria de sucesso
Vamos conversar?
crossmenu