Profissionalização de empresas familiares: por que é um desafio e qual sua importância?

Antes de mais nada, é preciso desmistificar que profissionalização de empresas familiares não é sinônimo de terceirização da gestão. Profissionalização pressupõe que a empresa adote práticas de mercado na gestão dos negócios, independentemente se os executivos têm relação familiar entre si ou não.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 90% das empresas brasileiras são familiares, algumas inclusive estão no ranking das maiores empresas do mundo. Isso mostra que o problema não é ser uma empresa familiar, mas sim ter uma gestão familiar.

A importância da gestão profissionalizada

Ao adotar práticas de mercado na gestão, a empresa deixa de gerir o negócio como se fosse uma família, daí a origem do termo “gestão familiar”. Com a profissionalização, ela não deixará de ser uma empresa familiar, mas passará de uma “gestão familiar” para uma “gestão profissionalizada”, onde as práticas adotadas são atuais, alinhadas com o mercado e que garantem competitividade aos negócios.

Contar com uma gestão profissionalizada e orientada para o resultado é fundamental para as empresas crescerem de maneira sustentável e perene, sejam elas familiares ou não.

Como profissionalizar a gestão de uma empresa familiar?

Um ponto importante a ser observado é que o processo de profissionalização é, muitas vezes, delicado, sendo um desafio para muitas empresas. Por isso, é indicado que a condução seja feita por alguém experiente, que já conheça os pontos de conflitos, evitando desgastes nas relações e exposição desnecessária de familiares, de maneira que os negócios e os resultados não sejam impactados.

Nesse sentido, o apoio externo de uma empresa especializada e com experiência em profissionalização de empresas familiares pode fazer toda diferença, tanto para o negócio quanto para a família.

Tem interesse em conhecer mais sobre a profissionalização de empresas familiares? Entre em contato conosco, podemos apresentar alguns cases e ajudar sua empresa processo de decisão.

Compartilhe este artigo
TAGS:

Soluções Relacionadas

Dê o primeiro passo para uma
parceria de sucesso
Vamos conversar?
crossmenu