O Supply Chain Management, ou a Gestão da Cadeia de Suprimentos, vem de encontro à necessidade das empresas e clientes, pois o cliente é a principal razão de existir da empresa e o gerenciamento de toda a cadeia desde os fornecedores, passando pela produção, chegando à expedição e, prevendo e organizando, a logística reversa faz todo o sentido para organizar suas atividades com foco voltado ao cliente.
Muitas empresas em busca da satisfação do cliente buscam tecnologias para alcançar patamares mais altos e a prova disto são aquelas que já disponibilizam aos seus clientes plataformas online demonstrando o detalhe do seu pedido, sendo possível acompanhar todos os estágios até a efetiva entrega.
A importância e respeito merecido ao cliente tem se tornado uma cultura tão forte das empresas que, mesmo sendo necessário o cumprimento por meio de leis, muitas empresas já praticam a logística reversa, pois o cliente pode devolver seus produtos sem utilidade em local devidamente identificado para a coleta pelo fornecedor e acabam englobando até mesmo as questões ambientais, onde os clientes estão cada vez mais coerentes e impositivos em seu modo de pensar com relação a este quesito.
Sem dúvidas, as empresas que buscam este diferencial no tratamento de seus clientes estão sujeitas a alcançar maiores índices de faturamento e passam a ganhar a confiança dos clientes e podem obter maiores índices de market share também.