Estudar o mercado e seccioná-lo em busca de foco é uma tarefa prioritária e obrigatória no planejamento estratégico de qualquer empresa, em qualquer segmento. O tamanho de mercado total representa o volume de produtos e serviços que um determinado segmento da indústria pode gerar e absorver.
O aporte de conhecimento e competência nos processos de mercado é um grande fator de sucesso para as empresas. A gestão eficaz do portfólio de produtos contribui para o aumento da rentabilidade, maximização do valor e alinhamento dos produtos com a estratégia do negócio. Com a ajuda de uma consultoria de negócios, como a Partner Consulting do Brasil, é possível desenvolver uma metodologia para otimizar a gestão do portfólio da empresa.
Para definir melhor as ações da organização, a fim de melhorar a participação no mercado, é necessário entender as particularidades de cada produto/serviço, identificando o retorno que geram para a empresa ou que ainda possam gerar. Nessa questão, a Partner trabalha em três esferas: a ótica financeira (faturamento, volume e rentabilidade), mercadológica (ciclo de vida, posicionamento estratégico e tendências de mercado) e operacional (processos internos).
O objetivo da gestão é desenvolver estratégias para o reposicionamento mercadológico da empresa e também dos processos internos. A otimização dos processos é fundamental para atender os clientes de forma eficaz.