A Gestão do Portfólio de Produtos é o método perfeito para realizar os projetos certos nos momentos certos. Um trabalho bem planejado resultará em um portfólio equilibrado, com aumento de rentabilidade e, acima de tudo, com plena capacidade de sustentar a estratégia de negócios da empresa.
Esse tipo de gestão é, em suma, uma ferramenta e tanto para aumentar a segurança e a fluidez da produção e ampliar sua rentabilidade. Tudo começa com análises de portfólio sob a ótica financeira, mercadológica e operacional. Assim que se chega a um diagnóstico, são definidas as estratégias para a empresa e a gestão dos processos internos.
É possível estruturar o Sistema de Custeio, realizar uma Análise da Rentabilidade dos Produtos, implantar um modelo de precificação e montar o Ciclo de Inovação e o Processo de Desenvolvimento de Novos Produtos, entre outras ações pontuais com foco nos resultados.
Porém, muitas são as empresas que buscam fazer mais do que conseguem manter, e são fáceis de serem identificadas. Basta analisar o portfólio de seus produtos: são muitos projetos com recursos escassos que levam um tempo excessivo para chegar ao mercado, o que limita o seu alcance e corrói seu valor final.
“Existem empresas que fazem arremessos de produtos ao invés de lançamentos. São aquelas que enchem seus estoques com produtos que dificilmente terão bom desempenho no mercado”, analisa Rui Rocha, diretor executivo da Partner Consulting do Brasil.
Para evitar situações como essa, é preciso incentivar uma gestão eficaz de portfólio de produtos. Veja abaixo alguns conceitos-chave para esse processo.
1. Valorize seus projetos.
Considere alocar recursos para os projetos de acordo com objetivos essenciais, como rentabilidade e risco.
2. Busque o equilíbrio.
Estude os parâmetros básicos para atingir o equilíbrio. Avalie se o projeto é de curto prazo ou longo prazo, a relação de risco sobre o retorno, entre outros.
3. Lembre-se da estratégia do seu negócio.
Analise com precisão os gastos estratégicos de sua empresa como inovação e novos produtos.
4. Olho nos lucros.
Garanta que os projetos em andamento tenham a rentabilidade que você busca para manter em dia os processos de inovação.
5. Tenha margem para um reposicionamento.
Analise seu mix de produtos, preço, margem, canais e clientes. Muitos destes fatores podem precisar de uma repaginação.
A gestão de portfólio de produtos é uma boa avaliação dos pontos altos e baixos, e das fraquezas de uma empresa diante de oportunidades e ameaças de mercado.
Realize os projetos certos no momento certo. Saiba como implantar uma gestão eficaz do portfólio de produtos na sua empresa.