Ter um bom planejamento estratégico é fundamental para qualquer negócio de sucesso. É ele que ajuda a definir quais os próximos passos que serão dados e o que precisa ser feito para que a empresa continue crescendo no ritmo desejado. Porém, de nada adianta planejar, se o plano de ação ficar esquecido no decorrer do ano.
Embora muitas vezes esta etapa não seja levada em consideração, o monitoramento e controle são essenciais para a eficácia do Planejamento Estratégico. O monitoramento consiste exatamente em acompanhar e avaliar a execução da estratégia.
É comum que apenas na etapa de controle os administradores descubram que as coisas não estão ocorrendo de acordo com o que foi planejado. A função do controle estratégico é assegurar que objetivos sejam atingidos, buscando responder à questão: Nossos resultados estão consistentes com nossos objetivos?
Para exercer o monitoramento do planejamento é preciso estabelecer padrões de desempenho que indiquem o progresso rumo aos objetivos de longo prazo, monitorar o desempenho de pessoas e unidades pela coleta de dados de seu desempenho, fornecer feedback às pessoas, sobre seu progresso e desempenho, identificar problemas através da comparação entre dados de desempenho e os padrões estabelecidos e executar ações para corrigir problemas.
O que não é medido não pode ser gerenciado. Você só pode avaliar e saber se atingiu determinado resultado, a partir do momento que possui um indicador para medir o resultado.