A implantação das práticas de Governança Corporativa é um salto importante no desenvolvimento de toda empresa. Dentre os mecanismos existentes, a criação de um Conselho de Administração, devidamente estruturado e com a expertise requerida pelos negócios, contribui decisivamente para a profissionalização da gestão e perenidade dos negócios.
O Conselho de Administração é o órgão responsável por definir o direcionamento estratégico da empresa, estabelecer e validar políticas corporativas, aprovar e monitorar questões estratégicas da gestão executiva, bem como assegurar a gestão responsável das operações e a existência de um ambiente eficaz de controle interno – ele é o guardião das práticas de governança.
Empresas que preferem um processo gradual de implementação das práticas de governança, podem recorrer à criação de um Conselho Consultivo, sem função deliberativa, no qual, muitas vezes, participam profissionais com funções acumuladas de gestores, acionistas e conselheiros na empresa. O Conselho Consultivo apenas aconselha, emite pareceres e propõe diretrizes que serão aceitas ou não por sócios e gestores. Após o período de amadurecimento, o Conselho de Administração pode ser formalizado e assumir sua função deliberativa.
Ter uma gestão estratégica sistematizada e transparente dos negócios, assim como um modelo de monitoramento e controle eficaz, são alguns dos benefícios da existência desse órgão na estrutura de governança. A consultoria auxilia a sua empresa na criação e formalização de um Conselho de Administração ou Conselho Consultivo, compreendendo as necessidades do seu negócio e propondo uma estrutura alinhada com as práticas de mercado.