A reestruturação de dívida é algo muito comum em empresas de diferentes portes e setores. Ela é uma das formas de promover o crescimento dos negócios e solucionar o gap financeiro, geralmente relacionado a um endividamento com perfil não compatível à realidade do negócio e capacidade de geração de caixa. Nesse contexto, a reestruturação financeira e a readequação da estrutura de capital são necessárias para manter o fluxo de caixa equilibrado.
Há situações que não se resumem apenas à renegociação e alongamento de dívidas, captação de recursos ou venda de ativos. Por isso, identificar e tratar pontos críticos como redução de custos e despesas, aumento de margens, melhoria de desempenho, ciclo financeiro, otimização de ativos e capital de giro, é essencial. Outro aspecto importante é necessidade de ter um planejamento estratégico e financeiro estruturado, que inclua a projeção do volume de negócios, expectativa de geração de caixa, plano de investimentos e necessidade de capital.
A consultoria identifica a melhor solução para o negócio e seus acionistas, apontando a necessidade de investimentos e a melhor forma de empregar o capital de terceiros. Uma avaliação da estrutura de capital é realizada, juntamente à construção de uma modelagem financeira para equalizar gaps de caixa e manter o nível de endividamento dentro das práticas de mercado.