Investir em planejamento estratégico é premissa básica para a sobrevivência de qualquer empresa de qualquer porte. É ele que ajuda os gestores da empresa a saírem da rotina diária do negócio para que possam pensar nas alternativas de crescimento e em como tornar esse crescimento uma realidade sustentável.
Para institucionalizar o planejamento estratégico, a empresa precisa estar com seus processos estruturados para que o crescimento esperado seja alcançado e suportado. E para que isso possa acontecer, é essencial contar com o envolvimento e a dedicação de profissionais facilitadores de todas as áreas da empresa, que agregarão conhecimento específico no processo de elaboração do plano.
Depois de colocar a casa em ordem e de contar com a boa vontade do público interno diretamente envolvido na elaboração do planejamento, é hora de pensar nos impactos positivos e negativos que os direcionamentos propostos implicarão na rotina e na vida da empresa. É preciso ter em mente que, por mais benéfico que seja um planejamento estratégico para a saúde do negócio, ele trará consigo pontos negativos que precisarão ser previstos ou trabalhados de forma pontual depois que o plano começar a ser colocado em prática.
O mais importante é garantir que todos os colaboradores tenham conhecimento e contato com o planejamento e que fiquem cientes e conscientes dos rumos propostos para a empresa. Isso é necessário, já que no plano estão contempladas todas as prioridades da companhia para que possa alcançar o mais rápido e de forma sustentável a sua visão e seus objetivos de longo prazo. Além disso, esta ferramenta permite que a empresa conheça mais sobre o seu mercado, entendendo melhor suas fraquezas e pontos fortes. A estratégia da empresa passa a ser conhecida por todos, permitindo que cada um saiba a sua contribuição no alcance da visão.