Cada vez mais o mercado e os negócios têm exigido dos gestores um papel diferente, novas responsabilidades e uma atuação mais estratégica. É nesse cenário de mudanças que destacamos o novo papel do CFO.
CFO é a sigla para Chief Financial Officer. De maneira geral, é o mais alto cargo da área de finanças em uma empresa. Tradicionalmente conhecido como o “especialista em números” ou “supervisor das finanças”, hoje o CFO exerce um papel que vai além, sendo um dos principais responsáveis pelo sucesso de qualquer negócio.
Mas será que está claro para todos qual o novo papel do CFO?
É comum, por exemplo, que os CEOs confundam ou não tenham claro qual o papel que deve ser exercido pelos CFOs. “A maioria dos CEOs não sabem exatamente o que esperar dos seus CFOs. Criou-se uma imagem dos CFOs como aquele especialista ligado às finanças, tesouraria ou contabilização”, explica Pierre Roulet, Diretor de Negócios da Partner Consulting e Especialista em Gestão e Finanças.
Mas, afinal, qual o novo papel CFO? Mais do que o especialista em números, o CFO tem se tornado, cada vez mais, o Conselheiro Estratégico do CEO.
Pensando nisso, preparamos uma entrevista exclusiva que explica sobre o tema, abordando as principais atribuições do CFO e o seu papel nas estratégias da empresa. Confira a seguir: