Um dos maiores desafios das empresas familiares é separar família, propriedade e negócio. Geralmente, essas três perspectivas se confundem e se misturam de tal forma, que não é possível identificar mais seus limites. Muitas empresas, mesmo que acionistas e gestores não tenham vínculos familiares entre si, acabam também misturando essas perspectivas e trazendo para os negócios uma gestão familiar. Por isso a importância de tratar cada tema em sua esfera de atuação.
Profissionalizar não significa entregar a gestão para profissionais contratados no mercado, mas sim adotar práticas reconhecidas e consolidadas, que garantam a longevidade da empresa. Esse não é um desafio simples. É necessária uma condução estruturada e responsável para evitar desgastes emocionais e impactos negativos para o crescimento dos negócios.
Para profissionalizar uma empresa, é preciso substituir o modelo de gestão intuitivo e conduzido por métodos pessoais, onde o fator emocional e relações informais ditam regras, comportamentos e atitudes. A profissionalização pressupõe uma condução de negócios com visão clara, onde o planejamento e o monitoramento de resultados serão os pilares do novo modelo de gestão.
Por meio de um diagnóstico empresarial é possível identificar o estágio de gestão em que a empresa está, entender as necessidades do negócio, bem como clarificar o modelo de gestão atual e definir os requisitos para a profissionalização, considerando três óticas: estratégias, processos e pessoas.
Estratégia
Considerando os requisitos da profissionalização, expectativas dos acionistas e requerimentos dos negócios, é feita a elaboração do Planejamento Estratégico com visão de curto, médio e longo prazo, para nortear as decisões e ações da empresa.
Processos
Seguindo as diretrizes do Planejamento Estratégico, os processos da empresa são revisados e redimensionados de acordo com o novo modelo de gestão. O monitoramento e controle do desempenho destes processos é fator crítico de sucesso para a garantia do crescimento sustentado e perene dos negócios. Portanto, metas e objetivos bem estruturados garantem a efetividade das estratégias, assim como das principais ações da empresa.
Pessoas
Para o sucesso da profissionalização, a estrutura organizacional é analisada por meio do mapeamento das competências existentes, da definição de perfis e competências alinhados ao novo modelo de gestão. Nesta fase, também é desenhada, quando necessário, uma nova estrutura organizacional de processos, funções e pessoas, com papéis e responsabilidades claramente definidos.