Implantação das práticas de governança: como garantir sucesso?

A Governança Corporativa é um conjunto de boas práticas que, além de contribuírem para melhores resultados, aumentam a credibilidade da empresa e garantem a longevidade dos negócios. Gostaria de mais informações? Então continue a leitura:

O que é Governança Corporativa

Trata-se de um conjunto de práticas que existem com o objetivo de direcionar a gestão de uma determinada empresa. Para isto, é realizada a implementação de práticas e ferramentas que têm como base os princípios de transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade.

O resultado da implantação das práticas de governança é o aumento da credibilidade da empresa perante os acionistas, fornecedores, clientes, colaboradores e demais stakeholders, contribuindo para a construção de uma relação de confiança e governabilidade dos negócios.

Implantação das práticas da Governança Corporativa

O primeiro passo para a implantação das práticas da Governança Corporativa é o entendimento do momento em que a empresa se encontra e o nível de governança existente, ou seja, como está sua estrutura, políticas, processos e quais são as áreas de maior fragilidade e exposição à risco.

Logo após esse mapeamento do negócio, é feita a revisão da estrutura de governança e gestão, a constituição do Conselho de Administração (ou Conselho Consultivo) e a criação dos fóruns de análise e discussão de resultados.

Demais práticas a serem implantadas são recomendadas considerando a necessidade do negócio e o nível de maturidade da gestão, sempre alinhando-as com os objetivos estratégicos da empresa. É importante estar atento com práticas que são muitas vezes adotadas pelas empresas apenas por modismo, sem aderência ao negócio e sem contribuição para os resultados. O modelo de governança desenvolvido e implantado pela Partner Consulting tem abordagem prática, com foco em resultados, governabilidade e perenidade dos negócios.

Sucesso na implantação da Governança Corporativa

Independentemente de qual seja o porte da empresa, para que haja sucesso tanto na implantação quanto na continuidade da Governança Corporativa é fundamental que este processo ocorra com praticidade e redução de burocracias, promovendo condições reais de governabilidade dos negócios.

Contar com a parceria de uma empresa especializada, que tenha experiência, cases e resultados para compartilhar é, sem dúvida, algo que ajuda a garantir o sucesso da sua empresa desta jornada.

Entre em contato conosco e deixe-nos apresentar como podemos ajudar a sua empresa no processo de Governança Corporativa!

Compartilhe este artigo
TAGS:

Soluções Relacionadas

Conselho de
Administração e
Consultivo

Saiba mais 

Conselho de
Família e Conselho
de Herdeiros

Saiba mais 

Plano de
Sucessão

Saiba mais 

Planejamento
Societário

Saiba mais 

Implementação de
Compliance

Saiba mais 

Profissionalização
de Empresas
Familiares

Saiba mais 

Estruturação de
Family Office

Saiba mais 

Proteção
Patrimonial

Saiba mais 

Implantação das
Práticas de
Governança

Saiba mais 

Diagnóstico de
Governança
Corporativa

Saiba mais 
Dê o primeiro passo para uma
parceria de sucesso
Vamos conversar?
crossmenu