Em um cenário de constantes mudanças em nível mundial, considerando a alta competitividade dos mercados, os impactos da crise econômica e os avanços tecnológicos, repensar o Modelo de Gestão Empresarial torna-se essencial para o sucesso nos negócios.
Para identificar a melhor alternativa de Modelo de Gestão, é preciso analisar as dimensões da organização, a partir de suas estratégias (financeiras e mercadológicas), metas e objetivos para o negócio, além de seus desdobramentos para toda a equipe.
O Modelo de Gestão compreende a estrutura organizacional, as atividades de planejamento, as responsabilidades, as práticas, os métodos, os critérios, os processos e os recursos para desenvolver, implementar, atingir metas e objetivos, analisar criticamente seus resultados e manter práticas corporativas de interesse.
O porte da organização, a natureza e a complexidade dos seus processos, a cultura, e a integração de todos estes fatores, interferem nos modelos e em sua evolução. De maneira geral, podemos dizer que a finalidade do Modelo de Gestão é garantir o cumprimento da missão e a busca da visão, ou seja, atingir o objetivo principal da organização, tudo isso balizado pelos seus valores.
A falta de um modelo de gestão é extremamente nociva à organização, e impede que os recursos sejam mais bem utilizados, o que consequentemente afeta a produtividade, a competitividade e a até mesmo a própria sobrevivência da empresa.
“Os Modelos de Gestão de empresas devem estar centrados nos envolvidos com sua atividade, como os clientes, fornecedores e acionistas, além da comunidade. Internamente, também devem ser considerados a valorização das pessoas e o comprometimento da alta direção no estabelecimento de um modelo de gestão baseado em processos e informações que garantam ações proativas e respostas rápidas frente à dinâmica econômica global.” (Elcio Anibal de Lucca – SERASA)
Com isso, a seleção de um Modelo de Gestão, não deve ser pautada em princípios conceituais, mas naqueles que trazem a melhor aderência ao seu tipo de negócio, promovendo a devida velocidade na tomada de decisão, garantindo a sua competitividade dentro dos níveis de serviço desejados pelo mercado e, principalmente, sem esquecer da necessidade da rentabilização do seu negócio.
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Fonte: Serpro.