Seja na constituição de um negócio ou durante seu ciclo de vida, o Planejamento Societário é, aliado a outras práticas de Governança Corporativa, um alicerce para a empresa.
Atualmente, diferentes estratégias de reorganização societária vêm sendo adotadas (transformação, fusão, aquisição, incorporação ou cisão) para os negócios se adaptarem às necessidades do mercado. Sociedades possibilitam maior segurança jurídica, um tratamento contábil adequado e uma condição tributária diferenciada (relacionada às atividades operacionais e à formação dos negócios).
O Planejamento Societário oferece ainda mais segurança na gestão do patrimônio e viabiliza a realização de parcerias e alianças estratégicas, reduz conflitos e traz disciplina para uma administração saudável da sociedade, explorando oportunidades e protegendo os interesses e bens dos sócios.
O Planejamento Societário deve ser elaborado de maneira criteriosa, levando em consideração o tipo de sociedade, a composição acionária ou societária da empresa, estratégias de mercado e modelo de gestão. Assim, ele contribuirá para o desenvolvimento e a perenidade do negócio com uma base, tanto patrimonial como jurídica, sólida e estruturada.