A globalização dos negócios e a multiplicidade de fornecedores e clientes têm trazido maior grau de complexidade para a cadeia de abastecimento (Supply Chain) das empresas, tornando o mercado cada vez mais competitivo e impondo novos desafios.
A revisão e estruturação da cadeia de abastecimento podem transformar a rentabilidade dos negócios, reduzindo custos, aumentando a competitividade da empresa no mercado, aprimorando processos e solucionando gaps existentes. Quando essa reestruturação é aliada à adoção de práticas de mercado e ao uso de tecnologia, os ganhos são ainda maiores: a cadeia de abastecimento se torna mais inteligente, desenhada para criação de valor e orientada para processos cada vez mais eficientes.
A Partner propõe a integração e otimização dos processos da cadeia de abastecimento por meio de um mapeamento, identificação de oportunidades, definição de estratégias, desenvolvimento das competências críticas de Supply Chain e monitoramento dos resultados. Algumas soluções desenvolvidas pela consultoria:
Dimensionamento das Redes e Canais de Distribuição
Estruturamos a Rede de Distribuição considerando o mercado alvo do cliente, a localização dos centros de distribuição, modais de transporte e nível de serviço requerido para o negócio. Após a identificação das necessidades, buscamos dimensionar os canais de distribuição para obter a melhor relação custo-benefício para sua empresa.
Para que a tomada de decisão seja eficaz, são analisados diversos cenários de prestação de serviço logístico, com os respectivos estudos de viabilidade econômico-financeira. O correto entendimento da matriz cliente x produto x canal facilita o dimensionamento da estrutura logística para uma maior rentabilidade no negócio, dentro da capilaridade desejada.
Elaboração do Sistema de Custeio Logístico
A Partner é pioneira na modelagem de sistemas de custeio logístico. Utilizamos os conceitos básicos do ABC (Activity Based Costing) para a identificação, visualização e gerenciamento de custos de Supply Chain. Através da elaboração do Mapa de Custos Logísticos, é possível conhecer sua relevância para os negócios e identificar o esforço financeiro de cada atividade da cadeia de abastecimento.
A consultoria elabora e parametriza um modelo de gerenciamento de custos e, se necessário, realiza as devidas customizações no sistema de gestão existente. Com a definição de indicadores de desempenho feita pela Partner, é possível obter o total controle dos custos logísticos.
Estudo de Aderência Tecnológica
Identificação da necessidade de ferramentas de tecnologia de informação para processos logísticos, bem como sua implantação para obter agilidade, disponibilidade e flexibilidade nos processos, facilitando assim, a tomada de decisão.
A Partner possui metodologias diferenciadas para o estudo de aderência tecnológica, com o objetivo de racionalizar processos e melhorar o nível de controle e gerenciamento.
Plano de Desenvolvimento de Fornecedores
Estruturação do processo de seleção e gestão de fornecedores, baseado no levantamento de necessidades, mapeamento dos principais fornecedores do mercado, elaboração de requerimentos de processos, estruturação da RFI (Request for Information) e RFP (Request for Proposal), elaboração do plano de implementação, gestão de contratos, relacionamento e definição de um sistema de indicadores de desempenho. Integra ainda a esse produto o monitoramento e classificação da qualidade de fornecimento, respeitando custo, qualidade, suporte técnico e prazo de entrega.
S&OP – Sales and Operation Planning
A prática do S&OP (Sales and Operation Planning) vem sendo cada vez mais utilizada pelas empresas. Ela estabelece o elo entre decisões de mercado e de manufatura, impactando diretamente no resultado financeiro dos negócios e otimizando a aplicação de capital.
Com o uso de ferramentas e processos estruturados de maneira prática e contínua, é possível obter simultaneamente melhorias de custo e serviço. O resultado no custo se deve ao forte trabalho com níveis de estoque e custo de produção. Já a melhoria do nível de serviço decorre do alinhamento com a demanda de mercado, disponibilidade de produto e aumento da competitividade.
Dessa forma, as decisões deixam de ser baseadas apenas na percepção de alguns gestores ou na intuição da equipe de vendas. Práticas como esta fragilizam o processo pela não confiabilidade de informações e responsabilizam, muitas vezes, a produção pelo não atendimento dos prazos.
Por isso, o S&OP promove a integração dos processos e a visualização do horizonte futuro, com uma análise estruturada da situação atual e definição de planos para atendimento de necessidades do negócio.
Supply Chain Analytics
O Supply Chain Analytics transforma a cadeia de abastecimento em uma rica fonte de informação e dados para guiar os negócios à oportunidades, inovação e agregação de valor. Com o analytics é possível prever demandas e estar sempre um passo à frente. A adesão de novas práticas e tecnologias na cadeia de abastecimento permite mais inteligência aportada nos processos e práticas orientadas para a criação de valor.