Partner Consulting | Soluções Únicas | Gestão Estratégica | Governança

Implantação das práticas de governança: como garantir sucesso?

A Governança Corporativa é um conjunto de boas práticas que, além de contribuírem para melhores resultados, aumentam a credibilidade da empresa e garantem a longevidade dos negócios. Gostaria de mais informações? Então continue a leitura:

O que é Governança Corporativa

Trata-se de um conjunto de práticas que existem com o objetivo de direcionar a gestão de uma determinada empresa. Para isto, é realizada a implementação de práticas e ferramentas que têm como base os princípios de transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade.

O resultado da implantação das práticas de governança é o aumento da credibilidade da empresa perante os acionistas, fornecedores, clientes, colaboradores e demais stakeholders, contribuindo para a construção de uma relação de confiança e governabilidade dos negócios.

Implantação das práticas da Governança Corporativa

O primeiro passo para a implantação das práticas da Governança Corporativa é o entendimento do momento em que a empresa se encontra e o nível de governança existente, ou seja, como está sua estrutura, políticas, processos e quais são as áreas de maior fragilidade e exposição à risco.

Logo após esse mapeamento do negócio, é feita a revisão da estrutura de governança e gestão, a constituição do Conselho de Administração (ou Conselho Consultivo) e a criação dos fóruns de análise e discussão de resultados.

Demais práticas a serem implantadas são recomendadas considerando a necessidade do negócio e o nível de maturidade da gestão, sempre alinhando-as com os objetivos estratégicos da empresa. É importante estar atento com práticas que são muitas vezes adotadas pelas empresas apenas por modismo, sem aderência ao negócio e sem contribuição para os resultados. O modelo de governança desenvolvido e implantado pela Partner Consulting tem abordagem prática, com foco em resultados, governabilidade e perenidade dos negócios.

Sucesso na implantação da Governança Corporativa

Independentemente de qual seja o porte da empresa, para que haja sucesso tanto na implantação quanto na continuidade da Governança Corporativa é fundamental que este processo ocorra com praticidade e redução de burocracias, promovendo condições reais de governabilidade dos negócios.

Contar com a parceria de uma empresa especializada, que tenha experiência, cases e resultados para compartilhar é, sem dúvida, algo que ajuda a garantir o sucesso da sua empresa desta jornada.

Entre em contato conosco e deixe-nos apresentar como podemos ajudar a sua empresa no processo de Governança Corporativa!

Compartilhe este artigo
TAGS:

Soluções Relacionadas

Implementação de
Compliance

Saiba mais 

Profissionalização
de Empresas
Familiares

Saiba mais 

Planejamento
Societário

Saiba mais 

Proteção
Patrimonial

Saiba mais 

Conselho de
Administração e
Consultivo

Saiba mais 

Conselho de
Família e Conselho
de Herdeiros

Saiba mais 

Implantação das Práticas de Governança

Saiba mais 

Plano de
Sucessão

Saiba mais 

Diagnóstico de Governança Corporativa

Saiba mais 

Estruturação de
Family Office

Saiba mais 
Dê o primeiro passo para uma
parceria de sucesso
Vamos conversar?
crossmenu