Demanda
Uma das empresas mais rentáveis no mercado nacional do setor de telecomunicações, para implementar o plano de ampliação de seus serviços e infraestrutura, buscou uma consultoria com expertise para estruturar os processos de Supply Chain, de maneira que garantissem o crescimento dos negócios, bem como a expansão para novos estados e cidades, conforme compromisso estabelecido com a Anatel (Agência das Telecomunicações do Brasil).
Solução
A primeira atividade da consultoria foi realizar o mapeamento dos processos e identificar as oportunidades de melhoria que existiam. O desafio estava na urgência de uma reestruturação rápida para atender as necessidades do mercado, bem como atender os requerimentos impostos pela legislação das telecomunicações do Governo brasileiro.
O resultado do mapeamento realizado apontou para a necessidade de se estruturar uma área de Supply Chain, contemplando processos vitais para a garantia da expansão dos negócios. Outra necessidade foi a implantação de ferramentas de gestão que permitissem monitorar o desempenho dos negócios de maneira eficaz, com uso de KPIs (Key Performance Indicators) devidamente definidos, negociados e elaborados em conjunto com as diversas diretorias da empresa.
A implementação dos conceitos de Activity Based Costing (ABC) permitiu uma mudança profunda nos processos logísticos, alterando política de estoques, parcerias e alianças, nível do serviço, políticas de atendimento e distribuição, estrutura organizacional, pessoas.
Resultado
O Projeto Estratégico de Supply Chain Management, elaborado e implementado pela Partner Consulting, foi premiado por sua estratégia, inovação e pioneirismo no setor. O projeto configurou-se como fator crucial para a viabilização da expansão dos negócios da empresa para 20 estados brasileiros e 134 cidades pelo país. Ao final do projeto, a empresa faturava R$ 6 bilhões anualmente, chegando a ser a de maior crescimento anual no setor.
Os resultados foram significativos a nível de redução de custos, aumento da qualidade, redução de tempo de entrega de serviços e produtos para clientes e no estabelecimento de entregas e compromissos de longo prazo com fornecedores.
Ao final do projeto, a estrutura da empresa contava com uma Diretoria de Supply Chain, composta por 310 profissionais. Outra realização foi estruturação de processos de Planejamento e Controle Logístico (PCL), Logística Operacional, Customer Service, e-procurement (digitalização de processos de compra e venda), Controladoria e Gestão de Custos. Ao todo foram 400 novos colaboradores e executivos incluídos na empresa para viabilização das novas diretrizes estratégicas de Supply Chain. O volume financeiro movimentado pela nova área da empresa chegou a representar R$ 2 bilhões ao ano, com savings na aquisição de componentes eletrônicos (nacionais e importados) na ordem de R$ 10 milhões ao ano.