Valuation: o que é?
Imprescindível para qualquer processo de Mergers and Acquisitions (M&A) e cada vez mais utilizada como ferramenta de gestão, a avaliação de empresas (valuation) se torna necessária para garantir, de maneira estatística e sistematizada, um valor justo e compatível com a capacidade de geração de riqueza dos negócios e a realidade do mercado.
Existem diversos fatores que levam o empresário a querer saber o real valor de seu negócio. Com isso em vista, a consultoria desenvolveu um processo sistematizado que inclui modelos quantitativos, metodologias que seguem padrões internacionais e um profundo conhecimento de mercado.
Dentre os principais métodos (fluxo de caixa descontado, valor patrimonial, liquidação, mercado e múltiplos), a consultoria adota o mais adequado para o seu negócio, realizando ainda uma análise de dados históricos, aspectos mercadológicos (clientes, concorrentes, conjuntura política, econômica e tecnológica), projeções de cenários (mix de produtos, preço, potencial de vendas, estrutura, investimentos, giro etc.) e análise de sensibilidade do valor da empresa.
Como e quando calcular o valuation de uma empresa?
A avaliação pode ser feita em casos de compra/venda, ou para identificar o potencial da empresa, ou ainda como ferramenta de gestão para orientar estratégias que geram mais riqueza. Nesses casos, a consultoria realiza uma avaliação inicial e fornece recomendações buscando o aumento de valor do negócio. Uma vez que essas recomendações sejam contempladas no planejamento estratégico e implementadas, uma nova avaliação é feita, para compreender o impacto das novas ações nos resultados e na agregação de valor.