Demanda
Os acionistas do grupo econômico buscaram no mercado uma consultoria para fazer a implantação da Governança Corporativa nos negócios. No período, o segmento da hotelaria (que na época tinha maior participação nos negócios) passava por uma recessão, e com isto o desempenho não atingia a rentabilidade esperada.
Solução
Os desafios enfrentados pelo setor no período exigiam um novo posicionamento e revisão do modelo de negócio. Assim, foi elaborado o planejamento estratégico com visão de curto, médio e longo prazo. Entre essas estratégias, estava a profissionalização da gestão, a implantação de práticas de mercado na gestão dos negócios, e a contratação de executivos e CEO para o grupo, que atuaram na implantação, em conjunto com a consultoria, das demais estratégias definidas no planejamento.
Também foi estruturado o plano de sucessão dos acionistas, sendo que aqueles que faziam parte da gestão foram preparados para assumir uma posição no Conselho de Administração, que também foi estruturado pela consultoria.
Resultado
Após três anos de projeto, o grupo estava com novas lideranças e um Conselho de Administração atuante, direcionando estrategicamente os negócios e iniciando um novo ciclo de expansão. A disciplina para cumprir o Planejamento Estratégico foi o diferencial que levou os negócios a terem seu crescimento assegurado.
Desde o início do projeto, o grupo ganhou expressividade no mercado nacional, principalmente com o desenvolvimento de novos negócios, como por exemplo o de multipropriedade e a construção de um parque de entretenimento, considerado o maior da região sul do Brasil, com atrações que chegam a estar entre as três maiores do mundo.
As demais áreas de negócio também cresceram após a implantação da governança, com investimentos significativos em usinas hidrelétricas e no setor de incorporação imobiliária. No início do projeto (2010), o patrimônio do grupo era avaliado em R$ 200 milhões. Atualmente, a avaliação está em torno de R$ 1,2 bilhões (2020), apresentando um crescimento de 600%.