A assessoria em Mergers and Acquisitions (M&A) ou Fusões e Aquisições (F&A), como é conhecida no Brasil, é a maneira estruturada e profissional de realizar a compra, venda ou fusão de uma empresa. Esse é um processo que requer conhecimento, experiência, uma boa rede de relacionamentos e profundo conhecimento sobre o negócio.

A assessoria se estende por todas as etapas de M&A. Dentre os principais serviços prestados estão: preparação da empresa para venda, avaliação (valuation), mapeamento de investidores potenciais (em casos de venda), mapeamento de potenciais empresas potenciais alvo (em casos de aquisição), negociação, coordenação de Due Diligence e acompanhamento das negociações até a assinatura do contrato.

ASSESSORIA EM FUSÕES: A fusão entre duas empresas acontece quando duas sociedades distintas se unem para formar uma única organização. As principais vantagens de uma fusão são a concentração de mercado, redução de custos com a sinergia dos negócios, maior capacidade de negociação e aumento de lucratividade.

Por outro lado, desafios como o impacto na cultura organizacional, diferenças de nível tecnológico, padronização de processos e do modelo de gestão também estão presentes. Por isso, a assessoria é importante para que a negociação e acordos ocorram de maneira clara, justa e transparente entre as partes, com papéis e responsabilidades bem definidos, boa comunicação entre os envolvidos e um processo de integração estruturado.

ASSESSORIA EM VENDA DE EMPRESAS: realizar a venda total ou parcial de uma empresa de maneira profissional e estruturada traz mais segurança para a transação, garante sigilo em todas as etapas do processo e assegura a obtenção de valores justos para o negócio, além de evitar desgastes ou envolvimento emocional dos sócios.

A assessoria para venda de empresas inicia com uma análise para compreender a estrutura, o modelo de gestão, estratégias, desempenho, diferenciais e potencial do negócio, para então, desenvolver uma estratégia de venda e elaborar materiais de mercado (teaser, memorando de informações e modelagem financeira - base para o Valuation). Esta etapa inicial é necessária para identificar aspectos importantes que podem impactar na criação de valor para a transação e avaliação da empresa (Valuation).

Na sequência é feito o mapeamento e contato com potenciais investidores para apresentação da oportunidade de investimento (road show). Nessa fase, investidores interessados realizam análises mais aprofundadas, fazem ofertas e a assessoria auxilia a parte vendedora na avaliação de propostas e negociação dos termos da transação. Com o aceite de uma oferta, a assessoria atua na coordenação da Due Diligence e na elaboração do contrato de fechamento.

ASSESSORIA EM VENDA DE EMPRESAS – PREPARAÇÃO DA EMPRESA PARA VENDA: a atuação da assessoria na preparação de uma empresa para venda tem por objetivo aumentar seu valor, mesmo que não haja intenção de venda a curto prazo por parte dos sócios. A preparação se baseia no potencial da empresa, capacidade de crescimento do negócio e geração de caixa futura, não passada. Por isso, a assessoria consiste em elaborar estratégias de crescimento e atuar em vetores como governança, gestão, processos e pessoas. Após atuar nos aspectos que geram valor, a empresa estará preparada para uma abordagem a potenciais investidores.

ASSESSORIA EM COMPRA DE EMPRESAS: O trabalho de assessoria na compra de empresas consiste na definição de uma estratégia de aquisição, estudos de mercado, mapeamento de empresas potenciais alvo (targets), seleção de targets alinhados à estratégia e perfil da parte compradora, obtenção de informações sobre os targets selecionados, avaliação (Valuation), oferta e negociação, coordenação de Due Diligence com atenção para aspectos de ordem jurídica, legal, fiscal, trabalhista, ambiental, tecnológica e de gestão, bem como apoio na elaboração do contrato de fechamento.

ASSESSORIA EM AVALIAÇÃO DE EMPRESAS: Diversos fatores podem levar um empresário a mensurar o valor real de seu negócio. A avaliação é imprescindível em qualquer processo de M&A. Ainda que o empresário não tenha a intenção de venda, conhecer o valor e entender o que pode ser feito para aumentá-lo têm ajudado muitas empresas a obterem resultados diferenciados. A avaliação, quando realizada sem empirismo e com ferramentas estatísticas e sistematizadas, garante um valor justo, compatível à realidade do mercado e capacidade de geração de riqueza dos negócios. Assim, a assessoria desenvolve um processo de avaliação sistematizado, a partir de um modelo quantitativo, de metodologias que seguem padrões internacionais e um profundo conhecimento de mercado.

Dê o primeiro passo para uma
parceria de sucesso
Vamos conversar?

Conheça Também

Assessoria em
M&A

Saiba mais 

Avaliação de
Empresas
(Valuation)

Saiba mais 

Estudo de
Viabilidade
de Negócios

Saiba mais 

Gestão Baseada
em Valor (VBM)

Saiba mais 

Estudo de
Viabilidade
de Negócios

Saiba mais 

Diagnóstico
Econômico-
Financeiro

Saiba mais 

Estratégia e
Planejamento
Financeiro

Saiba mais 

Análise e Revisão
da Estrutura de
Capital

Saiba mais 

Avaliação de
Empresas
(Valuation)

Saiba mais 

Gestão Baseada
em Valor (VBM)

Saiba mais 

Você também pode se interessar

Ebook teste

Teste
Quero baixar

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. 3

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.
Quero baixar

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. 2

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.
Quero baixar

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.
Quero baixar
crossmenu