A assessoria em Mergers and Acquisitions (M&A) ou Fusões e Aquisições (F&A), como é conhecida no Brasil, é a maneira estruturada e profissional de realizar a compra, venda ou fusão de uma empresa. Esse é um processo que requer conhecimento, experiência, uma boa rede de relacionamentos e profundo conhecimento sobre o negócio.
A assessoria se estende por todas as etapas de M&A. Dentre os principais serviços prestados estão: preparação da empresa para venda, avaliação (valuation), mapeamento de investidores potenciais (em casos de venda), mapeamento de potenciais empresas potenciais alvo (em casos de aquisição), negociação, coordenação de Due Diligence e acompanhamento das negociações até a assinatura do contrato.
ASSESSORIA EM FUSÕES
A fusão entre duas empresas acontece quando duas sociedades distintas se unem para formar uma única organização. As principais vantagens de uma fusão são a concentração de mercado, redução de custos com a sinergia dos negócios, maior capacidade de negociação e aumento de lucratividade.
Por outro lado, desafios como o impacto na cultura organizacional, diferenças de nível tecnológico, padronização de processos e do modelo de gestão também estão presentes. Por isso, a assessoria é importante para que a negociação e acordos ocorram de maneira clara, justa e transparente entre as partes, com papéis e responsabilidades bem definidos, boa comunicação entre os envolvidos e um processo de integração estruturado.
ASSESSORIA EM VENDA DE EMPRESAS
Realizar a venda total ou parcial de uma empresa de maneira profissional e estruturada traz mais segurança para a transação, garante sigilo em todas as etapas do processo e assegura a obtenção de valores justos para o negócio, além de evitar desgastes ou envolvimento emocional dos sócios.
A assessoria para venda de empresas inicia com uma análise para compreender a estrutura, o modelo de gestão, estratégias, desempenho, diferenciais e potencial do negócio, para então, desenvolver uma estratégia de venda e elaborar materiais de mercado (teaser, memorando de informações e modelagem financeira – base para o Valuation). Esta etapa inicial é necessária para identificar aspectos importantes que podem impactar na criação de valor para a transação e avaliação da empresa (Business Valuation).
Na sequência é feito o mapeamento e contato com potenciais investidores para apresentação da oportunidade de investimento (road show). Nessa fase, investidores interessados realizam análises mais aprofundadas, fazem ofertas e a assessoria auxilia a parte vendedora na avaliação de propostas e negociação dos termos da transação. Com o aceite de uma oferta, a assessoria atua na coordenação da Due Diligence e na elaboração do contrato de fechamento.
ASSESSORIA EM VENDA DE EMPRESAS – PREPARAÇÃO DA EMPRESA PARA VENDA
A atuação da assessoria na preparação de uma empresa para venda tem por objetivo aumentar seu valor, mesmo que não haja intenção de venda a curto prazo por parte dos sócios. A preparação se baseia no potencial da empresa, capacidade de crescimento do negócio e geração de caixa futura, não passada. Por isso, a assessoria consiste em elaborar estratégias de crescimento e atuar em vetores como governança, gestão, processos e pessoas. Após atuar nos aspectos que geram valor, a empresa estará preparada para uma abordagem a potenciais investidores.
ASSESSORIA EM COMPRA DE EMPRESAS
O trabalho de assessoria na compra de empresas consiste na definição de uma estratégia de aquisição, estudos de mercado, mapeamento de empresas potenciais alvo (targets), seleção de targets alinhados à estratégia e perfil da parte compradora, obtenção de informações sobre os targets selecionados, avaliação (Valuation), oferta e negociação, coordenação de Due Diligence com atenção para aspectos de ordem jurídica, legal, fiscal, trabalhista, ambiental, tecnológica e de gestão, bem como apoio na elaboração do contrato de fechamento.
ASSESSORIA EM AVALIAÇÃO DE EMPRESAS
Diversos fatores podem levar um empresário a mensurar o valor real de seu negócio. A avaliação é imprescindível em qualquer processo de M&A (Fusões e Aquisições). Ainda que o empresário não tenha a intenção de venda, conhecer o valor e entender o que pode ser feito para aumentá-lo têm ajudado muitas empresas a obterem resultados diferenciados. A avaliação, quando realizada sem empirismo e com ferramentas estatísticas e sistematizadas, garante um valor justo, compatível à realidade do mercado e capacidade de geração de riqueza dos negócios. Assim, a assessoria desenvolve um processo de avaliação sistematizado, a partir de um modelo quantitativo, de metodologias que seguem padrões internacionais e um profundo conhecimento de mercado.