Em um mercado dinâmico e complexo, que exige cada vez mais transparência, integridade, controle e adequação às novas regulamentações e diretrizes, a empresa que melhor entender e mais rápido se adaptar às mudanças estará à frente.
A necessidade de gerenciar e mitigar riscos, sejam eles estratégicos, operacionais ou financeiros, exige, cada vez mais, que empresas tenham um processo estruturado de gestão de riscos e compliance, com foco em conformidade legal e regulatória, boas práticas de governança e políticas anticorrupção.
O maior desafio consiste em fazer uma leitura do ambiente interno e externo e gerenciar ativamente as incertezas que afetam os resultados dos negócios, envolvendo todos os setores, avaliando as informações disponíveis e subsidiando o processo de tomada de decisões.
Dessa forma, a gestão de riscos não será uma atividade isolada dentro da empresa e poderá contribuir significativamente para a gestão do negócio, promovendo uma cultura organizacional baseada na integridade e conformidade.
Com um processo estruturado para identificação e classificação de riscos, a consultoria em compliance trata esse tema sob a perspectiva de oportunidade, estabelecendo medidas mitigatórias e elaborando um plano para prevenir ou minimizar as ameaças e explorar eventos de interesse da empresa.